Nem sempre soube que queria trabalhar com pessoas. O meu percurso não foi daqueles lineares, em que desde cedo se sabe exatamente o que se quer fazer. Sempre esteve presente em mim, no entanto, a curiosidade pelas pessoas. Sempre tive tendência para observar comportamentos e tentar perceber o que estava por trás deles – as intenções, interpretações e objetivos.

Foi essa curiosidade que me levou a estudar Psicologia. Mas o que me manteve no curso foi perceber que esta curiosidade, aliada a abordagens cientificamente comprovadas, me permitia diminuir sofrimentos, aliviar mágoas, potenciar saúde emocional e satisfação com a vida.

O Ponto de Viragem: Um Estágio que Mudou Tudo

Os anos seguintes foram preenchidos por estudo, prática e descoberta. Estagiei num estabelecimento prisional, acompanhei o desenvolvimento académico de crianças, e finalmente cheguei ao estágio profissional de acesso à Ordem dos Psicólogos Portugueses.

Foi nesse estágio, numa corporação de bombeiros, que tudo mudou. Num ambiente tão intenso e exigente, percebi o impacto real da comunicação eficaz – não só no sucesso das operações, mas também na forma como as pessoas viviam e trabalhavam juntas. Ficou claro que uma comunicação clara, respeitosa e sensível melhorava significativamente a satisfação e o bem-estar no trabalho. E em geral sabemos que, quando estamos bem no trabalho, isso tende a refletir-se em toda a nossa vida, verdade?

A partir daqui, a minha curiosidade cresceu ainda mais. Comecei a aprofundar-me no estudo da comunicação interpessoal e, foi nesse caminho, que me conheci verdadeiramente a assertividade.

O Poder da Assertividade: Mais do que um Estilo de Comunicação, um Estilo de Vida

A assertividade é um estilo de comunicação. Permite expressar pensamentos, sentimentos e necessidades de forma clara e respeitosa – respeitando tanto os outros como a nós próprios.

Lembro-me de uma amiga ter dito um dia, quando alguém comentou a sua refeição: “não é dieta, é um estilo de vida.” A lógica é exatamente a mesma quando falamos de assertividade. Quando praticada, torna-se uma forma de estar na vida. É uma segurança interior que nos sustenta nas relações, que nos dá liberdade e leveza para dizer “sim” e “não” com a mesma tranquilidade – compreendendo e respeitando o que é nosso e o que é do outro – em todos os contextos.

Foi aqui que percebi o valor desta descoberta, inicialmente motivada pela vontade de desempenhar melhor o meu papel como Psicóloga. Mas a transformação pessoal que se seguiu foi inevitável, incontrolável e avassaladora. Ainda hoje continua a ser – e continuará, fazendo justiça à característica mais humana de estarmos todos em eterna transformação (para não dizer aperfeiçoamento, porque desenvolvi resistências úteis a esta palavra).

Esta ferramenta fez-me tanto sentido pessoal e profissionalmente, que não consegui deixar de a usar.

Da Assertividade à Afirmação Pessoal

Deixem-me recuperar o início deste texto, lembrando que nem sempre soube exatamente o que queria fazer. Ao longo dos anos, enquanto Psicóloga, fui acompanhando adultos com os mais variados desafios emocionais e pessoais, recorrendo à terapia cognitivo-comportamental.

Mas, ao longo desse percurso, algumas peças do puzzle começaram a destacar-se. Um caso em que o maior problema estava nas relações laborais. Outro no qual a simples aprendizagem da comunicação assertiva com um chefe fez toda a diferença. Alguém que, ao sentir mais segurança e liberdade para se expressar, vivia de forma mais autêntica, serena, e já não precisava da continuidade da intervenção.

Um dia, num bootcamp da StartUp Montemor-o-Novo, ouvi falar de Propósito. Como podem calcular, também eu já tinha falado sobre propósitos no meu trabalho. Mas nunca me tinha cruzado com tal palavra com o olhar certo para ver o que neste dia vi. As peças do puzzle finalmente encaixaram.

Percebi com clareza a minha missão: apoiar processos de afirmação pessoal através da promoção da assertividade.

 

 

A Minha Missão com Este Blog

O “como?” surgiu naturalmente. Passamos grande parte da nossa vida no trabalho, e é nesse contexto que muitas dificuldades emocionais e relacionais emergem. Estudos nacionais e internacionais reforçam a importância de promover o bem-estar e o crescimento pessoal no contexto laboral.

E assim nasce este blog. Quero que este espaço seja um local seguro de partilha, aprendizagem e reflexão sobre assertividade, comunicação e desenvolvimento pessoal. Aqui, vou trazer-te:

Estratégias práticas para desenvolver assertividade no trabalho e na vida pessoal.

Explicações acessíveis sobre os processos psicológicos que influenciam a comunicação.

Reflexões sobre desafios interpessoais e como os superar de forma saudável, fortalecendo a afirmação pessoal!

Acredito no poder da partilha, e espero que estas descobertas possam ser tão transformadoras para ti como têm sido para mim. Se este tema ressoa em ti, subscreve o blog e junta-te a esta jornada de transformação pessoal! 💡✨

Subscreve este blog e recebe os artigos novos por e-mail!

    Cart
  • Your cart is empty Browse Shop