Assertividade – Um Estilo de Comunicação Ideal

✨ Comunicação Assertiva: Um Estilo de Comunicação Ideal

A comunicação assertiva é uma competência que pode ser aprendida e desenvolvida. Trata-se de um estilo de comunicação claro, direto e respeitador de todos os envolvidos na conversa, que nos permite expressar o que pensamos e sentimos, sem medo e sem agressividade.

Ou seja, sem evitarmos dizer o que nos vai na alma (respeitando a nossa autenticidade), mas sem impormos as nossas opiniões sobre os outros (respeitando a sua autenticidade).

🧭 Este tipo de comunicação promove relações mais saudáveis, aumenta a confiança e reduz os conflitos nos diferentes contextos da vida: familiar, social e no local de trabalho. Porquê? Porque é uma forma de comunicação justa. E nós, seres humanos, somos MUITO sensíveis à justiça.

O reconhecimento de que as nossas emoções e pensamentos são válidos aumenta o nosso sentido de pertença e autoconfiança nos grupos sociais. Quando nos sentimos aceites e respeitados, sentimo-nos protegidos e seguros, e por isso, mais tranquilos. Precisamos dessa conexão para estarmos bem!

Mas se é tão benéfico, por que razão não conseguimos todos comunicar assim, todos os dias?


🔎 Os Desafios da Comunicação Assertiva

Algumas pessoas tendem a assumir um registo passivo e outras um registo agressivo. Há quem oscile entre os dois, ou quem adote um registo passivo-agressivo. Deixo-vos em baixo alguns fatores que contribuem para que nem sempre seja fácil falar com assertividade. Identificas-te com algum?

 

💔 O Registo Passivo: Quando o Medo nos Cala

A comunicação passiva caracteriza-se por evitar dizer o que se pensa, sente ou precisa, mesmo que isso traga sofrimento interno. Quem comunica mais de forma passiva, costuma:

❌ Colocar sempre as necessidades dos outros à frente das suas ❌ Evitar conflitos a todo o custo ❌ Sentir frustração ou ressentimento acumulado ❌ Viver em conflito interno: vontade de falar / medo ou vergonha de o fazer.

Esta forma de comunicar tende a surgir por um, ou vários, destes motivos:

📅 Experiências negativas anteriores – Ser ignorado, desvalorizado, ridicularizado ou castigado (na infância, juventude ou adultez!) poderá ensinar-nos que é mais seguro ficar calado. Assistir a pessoas de referência a usar este registo, poderá também ensinar-nos que esta é a forma mais adequada de comunicar.

🛋️ Medo da rejeição e da crítica – Receamos que, ao partilhar a nossa opinião, sejamos julgados ou afastados, o que nos causa sofrimento e poderá levar-nos a preferir o silêncio.

🩷 Baixa autoestima –  Quando a autoimagem é negativa, torna-se difícil acreditar que as próprias opiniões e vontades importam e são tão válidas quanto as dos outros. Isto levar-nos-á a priorizar sempre os desejos alheios.

💼 Falta de treino em comunicação assertiva – A forma de comunicar aprende-se. Mas quem nunca teve oportunidade de ver a comunicação assertiva em ação, poderá nem saber que ela existe, ou não saber como se faz!

Embora possa parecer que “não criar ondas” é o melhor caminho, a longo prazo, este estilo de comunicação gera sofrimento emocional e uma sensação constante de invisibilidade.

⚡️ O Registo Agressivo: Quando a Defesa se Torna Um Ataque

Na comunicação agressiva, a pessoa impõe as suas opiniões e necessidades sem considerar que as opiniões e necessidades do outro são igualmente importantes e válidas. Este registo surge muitas vezes de:

📚 Modelos autoritários – Se a pessoa cresceu num ambiente onde apenas a comunicação agressiva era utilizada, poderá ter reforçado e normalizado esse padrão, ou sem sequer saber que existe a assertividade, nem como a aplicar.

🤝 Medo de perder controlo ou valor – O uso do tom autoritário e dominador resulta, muitas vezes, de uma insegurança. O registo agressivo é, por vezes, utilizado como estratégia de defesa/proteção face à possibilidade de se ser ignorado, desconsiderado ou desrespeitado.

🌧️ Dificuldade em regular emoções – A dificuldade em gerir a frustração, a tristeza ou a vergonha poderá levar a comportamentos hostis e impulsivos.

😓 Crenças distorcidas sobre poder – Acreditar que ser firme, empático e assertivo, é sinal de fraqueza.

Este tipo de comunicação afasta os outros (que se protegem!), gera resistências e compromete relações de confiança, levando muitas vezes a sentimentos de isolamento e tristeza profunda.

 


💡 Como Falar de Forma Assertiva: 3 Dicas Práticas

Adotar um estilo de comunicação assertiva significa encontrar o equilíbrio entre dizer o que precisas e sentes, sem desvalorizar o outro. Aqui ficam três dicas simples e eficazes:

🌐 Fala na primeira pessoa – “Eu sinto”, “Para mim é importante”, “Eu prefiro”. Isto ajuda a assumir responsabilidade pelo que pensas e sentes, afirmando o teu direito a pensar e a sentir.

🙏 Aceita a diferença– Aceitar que o outro pode ter uma perceção diferente da nossa é essencial. Não significa que a nossa opinião ou necessidade vale menos, nem que temos a obrigação de fazer como o outro quer. O diálogo e a negociação são possíveis. Se não forem, está sempre no nosso controlo decidir o que fazer com essa informação.

🧵 Conhece-te! – Tenta perceber quais são os padrões de comunicação que usas mais e, principalmente, quando é que os usas! Como reages quando te confrontam, pedem coisas ou discordam de ti? O que sentes quando precisas de dizer não, ou pensas em dar a tua opinião honesta?

 

Nem sempre conseguiremos ser assertivos, e não há mal nisso. Mas se sentes que:

❌ Evitas falar, mesmo quando isso te faz mal
❌ As tuas relações são marcadas por conflitos
❌ Costumas arrepender-te da forma como te expressas (ou não te expressas)

… talvez seja um bom momento para desenvolveres a tua afirmação pessoal. O apoio psicológico pode fazer toda a diferença!


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